sábado, 20 de abril de 2019

AD1 - ALFABETIZAÇÃO 1 E GABARITO

 AD1 - ALFABETIZAÇÃO 1   GABARITO

Questão 1 ( 3,5 pontos)
Na aula 5, Alfabetização: uma questão política – 2ª parte, no título FRACASSO ESCOLAR:
DIFERENTES ABORDAGENS, há algumas explicações para as dificuldades encontradas pelos
professores na alfabetização. São elas: Organicista, Instrumental, Cognitivista, Questionamento da
Escola e Handicap Sociocultural. Assim, para que esta questão seja contemplada com sucesso, você
deverá:
Explicar, com suas palavras (e não copiando o texto do material didático) cada uma das cinco abordagens apresentadas como justificativa para o fracasso escolar.
Redigir um texto de aproximadamente 10 linhas apresentando sua explicação para o fracasso escolar.
(lembrese que sua escrita deverá ser em forma de texto argumentativo científico, onde, cada explicação dada deve ser fundamentada teoricamente, não redigindo respostas que sejam apenas uma opinião pessoal ou superficial sobre o assunto).

Questão 2 ( 3,5 pontos)
“Assim, como todo conceito, também o de Alfabetização tem sofrido transformações ao longo dos tempos: dos ideais humanistas da Reforma Protestante no século XVI à concepção de alfabetização como liberdade que fundamenta a Década das Nações Unidas para a Alfabetização, da Unesco (20032012). Verificam-se mudanças significativas no conceito e na forma de praticar a alfabetização, e tais transformações articulam e refletem as complexas relações entre educação e sociedade.” (REGO et al. Alfabetização Conteúdo e Forma, 2004. p. 18. vol 1.). A partir das leituras realizadas por você das aulas 1, 2 e 3 do Volume 1, Módulo 1 de Alfa 1, complete o quadro descrevendo o que se pede com relação a cada período indicado abaixo: Períodos Históricos, Concepção de Alfabetização, Principais Características; da Revolução Francesa, do Movimento Escola Nova (Década de 30), dos Anos 60/ 70, e dos Anos 90 e Atualmente.

Questão 3 ( 3 pontos)
Em função da importância atribuída à alfabetização escolar como um divisor de águas na vida dos
indivíduos, criou-se ao longo dos anos, um mito em torno do processo de alfabetização. (Alfabetização Cont. e Forma 1, v.1 p.10) Leia as aulas 1 e 2, visite o Fórum online (observe os comentários dos participantes) e contextualize historicamente o surgimento deste mito descrevendo as consequências de sua disseminação para a sociedade atual. (10 linhas).

GABARITO

1 -  Explicar, com suas palavras (e não copiando o texto do material didático) cada uma das cinco abordagens apresentadas como justificativa para o fracasso escolar.
R: Organicista - O fracasso se dá devido a comparação da dificuldade de aprendizagem com a problemas psicológicos, responsabilizando a criança pelo seu próprio fracasso.
Cognitivista – O fracasso se dá devido a associação de conflitos emocionais familiares, sendo a família e as crianças responsáveis.
Handicap – O fracasso se dá por meio da associação entre o ambiente em que vive, classificando que os problemas de aprendizagem das crianças pertencentes as classes mais pobres esta ligada ao ambiente sociocultural.

Questionamento da escola – O fracasso se dá pelo fato das escolas não terem o apoio ideal, professores mal remunerados e desmotivados refletindo no ensino de baixa qualidade, não proporcionando meios para aluno ter condições que favoreçam o aprendizado.

·         Redigir um texto de aproximadamente 10 linhas apresentando sua explicação para o fracasso escolar.
(lembre-se que sua escrita deverá ser em forma de texto argumentativo científico, onde, cada explicação dada deve ser fundamentada teoricamente, não redigindo respostas que sejam apenas uma opinião pessoal ou superficial sobre o assunto).

R: Em todas as abordagens verificamos que existe fracasso, ora responsabilizando a família, ora as crianças, ora a situação social, ora as escolas. Todo e qualquer problema que existir tendo como conseqüência a aprendizagem de uma criança deverá ser discutido com muita cautela, pois envolve vários fatores.  Precisamos de um poder público mais atuante, de professores mais capacitados e empenhados a desenvolverem em sala de aula todo conteúdo necessário para uma aprendizagem adequada para todo e qualquer aluno, e de alunos com interesse. Nem toda falta de interesse de um aluno está em um problema psicológico, sociocultural, sócio econômico ou de uma escola que não esteja estruturada para ensinar, existem problemas que um professor empenhado e capacitado poderá perceber e dirimir dentro de sala.


2 - 

Períodos Históricos
Concepção de Alfabetização
 Principais Características

Revolução Francesa

 Leitura para difundir a religiosidade.


Alfabetizar para ler a Bíblia e catequisar.

Movimento Escola Nova (Década de 30)

 Educação gratuita.


Alfabetizar sem restrições de métodos.

Anos 60/ 70

 Alfabetizar para o fortalecimento da democracia.


Alfabetizar era elementar, bastava assinar o nome para votar.

Anos 90 e Atualmente

 Alfabetizar para transformar, para a liberdade.


Alfabetizar em 6 ou 7 anos.

3 - 
R: O mito em torno da alfabetização surgiu com a idéia de que se bastava saber ler e escrever que a pessoa já se tornaria alfabetizada, também com isso teriam mais poder. Até hoje o mito encontra-se presente, porém precisamos mudar este conceito e fazer com que cada indivíduo consiga não apenas ler e escrever e sim analisar e compreender o que está escrito tornando-se uma pessoa mais capacitada. Sabendo que as escolas particulares são melhores e mais empenhadas nesse sentido de desenvolvimento, por isso é necessário uma política mais comprometida para com as escolas públicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário