sábado, 20 de abril de 2019

AD1 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E GABARITO


AD1 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E GABARITO          

1.            Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 12,1 milhões de pessoas desocupadas. Em 2016, o desemprego cresceu 11,9%, a maior taxa dos últimos cinco anos.  Considerando as discussões e os materiais didáticos utilizados nas duas primeiras aulas:

a)  Indique, porque, do ponto de vista sociológico, o desemprego é um problema social. (2,0)

b)  Relacione a questão do desemprego com os problemas contemporâneos enfrentados pela escola. (2,0)



2.  Para Émile Durkheim (1858-1917), a sociedade era unicamente uma realidade coletiva que ficava acima de qualquer indivíduo. Os sociólogos, portanto, estudam o social como um fato externo aos indivíduos que lhes impõe limitações e padrões de comportamento. Assista os vídeos da plataforma e responda:

a)  O que Durkheim define como Fatos Sociais? (1,5)

b)           A partir da definição do item anterior, indique um fenômeno social contemporâneo que você observa em seu Polo e que pode ser descrito como um fato social, tendo o cuidado de justificar sua escolha. (1,5)



3.     Observe a imagem abaixo e escolha dois autores clássicos para a explicar o fenômeno da desigualdade social. (3,0)

GABARITO

1.        a)  Indique, porque, do ponto de vista sociológico, o desemprego é um problema social. (2,0)

R: Devido ao crescimento industrial a sociedade impõe que cada indivíduo busque capacitação profissional. O trabalhador estando excluído socialmente do mercado de trabalho, sem recurso e sem estudo acaba buscando uma saída no trabalho informal não tendo seus direitos adquiridos.

b)  Relacione a questão do desemprego com os problemas contemporâneos enfrentados pela escola. (2,0)

R: O governo não investe o quanto é necessário para capacitar seus cidadãos. O mercado de trabalho exige qualificação. O trabalhador como não tem recursos para investir em si próprio acaba largando os estudos (acontecendo a evasão escolar) para trabalhar no mercado informal, por isso que os problemas enfrentados pela escola ainda tem que ser muito trabalhado. 

2.  Assista os vídeos da plataforma e responda:

a)  O que Durkheim define como Fatos Sociais? (1,5)

R: São padrões de comportamentos e ações que a sociedade impõe a cada indivíduo, que eles tem que realizar sob pena de ficar fora do conjunto.

b) A partir da definição do item anterior, indique um fenômeno social contemporâneo que você observa em seu Polo e que pode ser descrito como um fato social, tendo o cuidado de justificar sua escolha. (1,5)

R: Seguir regras que orientam a ação individual, cumprir cronogramas, horários, ter que se familiarizar com o sistema (plataforma) sendo esse um novo conceito de estudos, isso tudo é um fato social.  



3.     Observe a imagem abaixo e escolha dois autores clássicos para a explicar o fenômeno da desigualdade social. (3,0)

Figura: Rio de Janeiro: comparação entre a zona sul e as comunidades.
R:  Segundo Marx esse fenômeno esta atrelado ao sistema capitalista que atinge um ponto principal, uma desigualdade  de distribuição de riquezas, produzindo em algumas pessoas um poder econômico maior e em outras menor, gerando as classes sociais.
     Segundo Durkheim é um fenômeno resultante do processo de divisão do trabalho que gera a sociedade industrial, onde as pessoas estão expostas a um conjunto com pouca articulação de normas e na maioria conflitantes.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário