AD1 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E GABARITO
1.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), o Brasil possui 12,1 milhões de pessoas desocupadas. Em
2016, o desemprego cresceu 11,9%, a maior taxa dos últimos cinco anos. Considerando as discussões e os materiais
didáticos utilizados nas duas primeiras aulas:
a) Indique,
porque, do ponto de vista sociológico, o desemprego é um problema social. (2,0)
b) Relacione
a questão do desemprego com os problemas contemporâneos enfrentados pela
escola. (2,0)
2. Para
Émile Durkheim (1858-1917), a sociedade era unicamente uma realidade coletiva
que ficava acima de qualquer indivíduo. Os sociólogos, portanto, estudam o
social como um fato externo aos indivíduos que lhes impõe limitações e padrões
de comportamento. Assista os vídeos da plataforma e responda:
a) O
que Durkheim define como Fatos Sociais? (1,5)
b)
A partir da definição do item anterior,
indique um fenômeno social contemporâneo que você observa em seu Polo e que
pode ser descrito como um fato social, tendo o cuidado de justificar sua
escolha. (1,5)
3. Observe
a imagem abaixo e escolha dois autores clássicos para a explicar o fenômeno da
desigualdade social. (3,0)
GABARITO
1. a) Indique,
porque, do ponto de vista sociológico, o desemprego é um problema social. (2,0)
R: Devido ao
crescimento industrial a sociedade impõe que cada indivíduo busque capacitação
profissional. O trabalhador estando excluído socialmente do mercado de trabalho,
sem recurso e sem estudo acaba buscando uma saída no trabalho informal não
tendo seus direitos adquiridos.
b) Relacione
a questão do desemprego com os problemas contemporâneos enfrentados pela
escola. (2,0)
R: O
governo não investe o quanto é necessário para capacitar seus cidadãos. O
mercado de trabalho exige qualificação. O trabalhador como não tem recursos
para investir em si próprio acaba largando os estudos (acontecendo a evasão
escolar) para trabalhar no mercado informal, por isso que os problemas
enfrentados pela escola ainda tem que ser muito trabalhado.
2. Assista os vídeos da plataforma e responda:
a) O
que Durkheim define como Fatos Sociais? (1,5)
R: São padrões de
comportamentos e ações que a sociedade impõe a cada indivíduo, que eles tem que
realizar sob pena de ficar fora do conjunto.
b) A partir da definição do item
anterior, indique um fenômeno social contemporâneo que você observa em seu Polo
e que pode ser descrito como um fato social, tendo o cuidado de justificar sua escolha.
(1,5)
R: Seguir
regras que orientam a ação individual, cumprir cronogramas, horários, ter que
se familiarizar com o sistema (plataforma) sendo esse um novo conceito de
estudos, isso tudo é um fato social.
3.
Observe a imagem abaixo e escolha dois
autores clássicos para a explicar o fenômeno da desigualdade social. (3,0)
Figura: Rio de
Janeiro: comparação entre a zona sul e as comunidades.
R: Segundo Marx esse fenômeno esta atrelado ao
sistema capitalista que atinge um ponto principal, uma desigualdade de distribuição de riquezas, produzindo em
algumas pessoas um poder econômico maior e em outras menor, gerando as classes
sociais.
Segundo Durkheim é um fenômeno resultante
do processo de divisão do trabalho que gera a sociedade industrial, onde as
pessoas estão expostas a um conjunto com pouca articulação de normas e na
maioria conflitantes.
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