sábado, 20 de abril de 2019

AD1 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E GABARITO

AD1 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E GABARITO

Orientações Gerais
Para responder às questões tome como base os textos referentes às aulas 1, 2 e 3. Antes de fazer as questões, releia os textos e tire suas dúvidas com seus tutores.
Desenvolva suas respostas colocando a sua compreensão sobre os assuntos tratados. Verifique se suas ideias estão organizadas de forma clara e se contemplam a tudo o que foi solicitado nas questões.
Caso realize citações ou copie trechos referentes aos textos para fundamentar ou exemplificar suas respostas, não deixe de colocar as devidas referências. As questões que apresentarem citações ou cópias sem indicar seus respectivos autores/fontes, não serão pontuadas.

Primeira questão: (Valor: 2,0)
Ao longo das aulas, deste primeiro módulo, aprendemos que o desenvolvimento humano pode ser compreendido à luz de diferentes concepções. Analise o fragmento apresentado abaixo e indique a qual corrente ele pertence: inatista, ambientalista ou interacionista. Justifique sua resposta.
O desenvolvimento e a aprendizagem de novos padrões de comportamento ocorrem de forma extrínseca ao indivíduo, sendo compreendidos como uma reação do indivíduo à influência do contexto sociocultural em que encontra-se inserido. Esta perspectiva leva as famílias e escola a compreenderem o sucesso escolar como um produto que reflete a capacidade que o aluno possui de seguir as instruções oferecidas pelo professor no ambiente de aprendizagem.

Segunda questão: (Valor: 2,0)
Explique porque a Psicologia do século XIX foi duramente criticada e acusada de não possuir potencial transformador dos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem?

Terceira questão: (Valor: 2,0)
Utilizando a imagem apresentada abaixo como apoio, explique porque a presença do orientador educacional na escola é importante.

Quarta questão: (Valor: 2,0)
Sabemos que a aprendizagem consiste em um processo que possuiu muitas expressões, tais como a cognitiva, a afetiva e a automatizada. O sucesso da aprendizagem está no equilíbrio entre esses diferentes fatores. De que forma, o orientador educacional pode atuar de forma a atenuar os problemas de aprendizagem de expressão afetiva junto aos alunos?

Quinta questão: (Valor: 2,0)
A partir da imagem abaixo, explique porque é correto dizer que o processo de aprendizagem ocorre ao longo de todo o ciclo da vida do indivíduo.


GABARITO REFERENCIAL
1 - O fragmento acima destaca a concepção AMBIENTALISTA, pois compreende o desenvolvimento humano e a aprendizagem como sendo uma reação à influência de fatores externos sobre os indivíduos, indicando assim, existir uma posição passiva aos processos que ocorrem no ambiente. Além disso, destaca a sensibilidade do indivíduo em obter padrões de comportamento a partir de modelos pré-estabelecidos.
O fragmento não pode ser caracterizado como inatista ou interacionista, pois para essas perspectivas desenvolvimento/aprendizagem derivam de um processo intrínseco ao indivíduo.

2 - A psicologia do século XIX foi duramente criticada por ter sua prática calcada nas avaliações psicológicas, reduzindo a potencialidade do indivíduo ao resultado das avaliações. Por este motivo, foi acusada de incrementar as práticas discriminatórias junto aos indivíduos que apresentavam um desempenho abaixo do padrão dos testes. Desta forma, muitos alunos foram rotulados como “inaptos à aprendizagem regular” não sendo apresentada pela psicologia, enquanto técnica aplicada, uma proposta que visasse a transformação desse aluno, destacando assim, a sua exclusão do sistema tradicional de ensino.

3 - A presença da orientação educacional é importante, em função de buscar atender às especificidades da comunidade escolar, composta por seus profissionais, alunos e família. Através
de um trabalho integrado e de parceria, o orientador busca integrar esses diferentes setores visando criar um ambiente propício à aprendizagem do aluno e ao pleno desenvolvimento profissional do corpo docente.

4 - O orientador educacional pode trabalhar os valores atribuídos pelo aluno relativos: a) ao seu desempenho escolar, se entende como sendo bom ou ruim e por quê? b) às relações que estabelece junto aos professores, se entende como positivas ou negativas e por quê?; c) ao seu entendimento sobre determinada disciplina ou metodologia, se pensa ser suficiente ou insuficiente e por quê? A partir destes fatores e outros vários que fazem parte do contexto escolar, o orientador educacional deve levar o aluno a pensar sobre a sua implicação nestas relações, sendo positivas ou negativas, levando-o a pensar em estratégias de forma a otimizar as relações que estabelece com o seu aprender, com os seus pares e com seus professores.

5 - O processo de aprendizagem é contínuo sendo iniciado com o nascimento do indivíduo e somente termina com o advento da sua morte. A imagem apresentada na questão tem como objetivo salientar essa característica da aprendizagem destacando que sempre, independentemente da idade é possível ao indivíduo aprender algo novo. Outros aspectos influenciam o indivíduo a buscar novas experiências, tais como: o conhecimento, a motivação ou interesse, que podem, sem dúvida, facilitar o processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário